New here? Register. ×

A importância da música no desenvolvimento

no comments
Escrito por admin | Publicado em News, Play
16mar

A influência positiva, causada pela música, é cientificamente comprovada.

As respostas ao estímulo musical oferecido aos seres humanos são verificadas nas atitudes, personalidade e até no desenvolvimento psicomotor.

O exemplo desta influência positiva, que a música causa é a percepção da consciência do ritmo que está ligado ao desenvolvimento da memória e criatividade, aumento da atenção, diminuição do estresse – que tem ligação direta com o fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.

Outra importante característica é a sociabilidade aos praticantes de música e ouvintes.
Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar. Além disso impulsiona a expressão corporal e faz com que o corpo vibre com a excitação que o abala.
É um dos valiosos instrumentos que ajuda na aprendizagem, pois ela favorece ao aluno o ato de aprender.

Música não é somente melodia e ritmo – é preciso avaliar a letra que a criança está absorvendo.

A música é importante para trabalhar temas atuais, assim o aluno desperta o senso critico, analisando a letra da música. Relacionando-as com a realidade da sociedade.
Através da musicalização os alunos ampliam suas relações com o espaço natural ou construído, até mesmo se expressando a partir de seu esquema corporal, não percebendo que assim, estará transferindo os elementos expressivos encontrados nos estímulos sonoros das composições musicais.

Através da educação musical é possível despertar o interesse do aluno pela música, fazendo com que conheça a pluralidade da linguagem musical. Além disso a escola deve criar situações para que o aluno possa vivenciar, analisar e compreender a produção artística musical.

Sharing is caring

Adoção

Todos os posts

Adoção

Adoção

Tem uma história para contar?

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem