New here? Register. ×

II Seminário de Capacitação Hope House 2015 – Últimas Vagas

no comments
30jul

ÚLTIMAS VAGAS!

II Seminário de Capacitação Hope House

DESPERTANDO O ENSINO CRIATIVO

As inscrições para o II Seminário de Capacitação Hope House – Foram PRORROGADAS.

Faltam poucas vagas para o nosso II Seminário de Capacitação.

Aos alunos da UDESC resta mais uma semana para se inscreverem. Não parca tempo e garanta a sua vaga. Comece o semestre de aula “Despertando o seu lado Criativo”.

Instituto Hope House realiza, em Florianópolis (SC), o II Seminário de Capacitação: Despertando o Ensino Criativo.

Florianópolis – O Instituto Hope House realiza dia 15 de agosto, no Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis (SC), o “II Seminário de Capacitação: Despertando o Ensino Criativo”. O evento é destinado a estudantes e profissionais educadores, assistentes sociais e demais interessados em promover o ensino das artes entre adolescentes vítimas de abandono, moradores de abrigos públicos. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Professora do Departamento de Moda da universidade, Neide Köhler Schulte está entre os palestrantes convidados, sua abordagem será a Economia Criativa. O seminário contará ainda com a participação da psicopedagoga Michelle Hirakuri, que irá tratar do assunto Educação e Criatividade, a historiadora Fabiana Nicolau Seraidarian, convidada para falar sobre Arte e Cultura, e o coach Lucas Cahet, que abordará o tema Protagonizando a Educação. O evento também contará com a presença da presidente e fundadora do Hope House, Themis Duranti.

Organização filantrópica, o instituto tem como objetivos educar, formar, capacitar e qualificar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e institucionalizados, por meio do ensino de artes recuperando a autoestima, despertando talentos e vocações.

“Acreditamos que a arte é um elemento importante na construção de outros olhares e sentidos, em relação ao saber das competências, individuais e transitórias, porque se situa em polos aparentes opostos e contraditórios, entre razão e intuição, racionalidade e emoção, simplicidade e complexidade, entre o presente, o passado e o futuro”, afirma Themis.

Palestras
  • EDUCAÇÃO E CRIATIVIDADE
    Palestrante: Michelle Hirakuri (Psicopedagoga)

    Criatividade é inventar, é trazer a existência o que não existe, o qual todo ser humano tem capacidade. O estimulo para criatividade acontece em todo momento, porém uns desenvolvem e outros reprimem suas ideias.
    Hoje dentro das escolas falamos muito em estimular a criatividade dos alunos, mas nós professores temos aulas criativas que possam inspirar nossos alunos?
    Em muitos países a educação tem a criatividade em pauta, preocupados com que tipo de cidadão que está sendo formado. A percepção sobre a forma de pensar, a satisfação pessoal e sonhos é influenciada com o formato educacional.
    A educação criativa tem como alvo atrair e explorar o potencial do aluno individualmente, mesmo que o trabalho seja desenvolvido no coletivo, pois cada aluno responde de formas diferentes.
  • ARTE E CULTURA
    Palestrante: Fabiana NIcolau Seraidarian (Historiadora)

    A sala de aula é ambiente peculiar para a fabricação de cultura(s) e identidades. Dentro desta perspectiva a palestra Arte e Cultura propõe uma reflexão sobre o Ensino de Artes, mais especificadamente História da Arte e as possibilidades para a produção de uma Cultura Artística dentro do ambiente escolar e de ensino.
    O olhar do historiador é o pano de fundo da análise que se pretende construir sobre possíveis relações entre Cultura, Arte e Ensino. Este “olhar” é também um convite e uma provocação para pensar o Ensino de História da Arte como uma estratégia para a experiência e apreciação das Artes nas salas de aula. E como um meio para a construção de uma “Consciência Histórica” – ingrediente “básico” na formação do sujeito e na invenção (ou re-invencão) da sua identidade.
  • PROTAGONISTA DA EDUCAÇÃO
    Palestrante: Lucas Cahet (Coach, palestrante e ator)

    A palestra Protagonizando a Educação traz em sua abordagem o atual papel do educador em sala de aula e como este deve agir em um cenário onde professor e aluno, em muitos casos, se tornaram antagonistas. O educador precisa identificar o real SIGNIFICADO e PROPÓSITO que o leva à entrar em uma sala de aula. O profissional da área de educação, no processo, atual precisa agir como PROTAGONISTA frente aos desafios para gerar um conhecimento que agrega valor e desenvolve competências. 
    A Arte Educação ganha papel de destaque neste cenário, pois o ensino artístico potencializa a parte cognitiva e desperta a CRIATIVIDADE, que é o desejo de pensar e criar, além de solidificar valores e princípios que serão disseminados na sociedade. 
    Conheça como você educador pode protagonizar o ensino por meio da Arte Educação e transformar vidas.
  • ECONOMIA CRIATIVA
    Palestrante: Neide Köhler Schulte (Professora da UDESC)
Mesa Redonda e apresentação de frentes de trabalhos.
Inscrições: www.institutohopehouse.com
Local: Auditório do CEART – UDESC
Data: 15 de agosto de 2015
Horário: 09:00 às 18:00

 

Sharing is caring

Adoção

Todos os posts

Adoção

Adoção

Tem uma história para contar?

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem